quinta-feira, 15 de setembro de 2011

10. A época do ouro


Com a descoberta de metais preciosos pelos bandeirantes, iniciou-se no Brasil um novo ciclo econômico: a mineração ou ciclo do ouro, que no século XVIII provocou grandes mudanças na colônia e na política da metrópole.

A exploração do ouro ocorria de duas formas:
• Faisqueiras: pequenas extrações realizadas por uma pessoa apenas ou com um pequeno número de escravos. O ouro era extraído de depósitos superficiais, geralmente nas areias ou nos cascalhos dos rios e riachos. Era o ouro de lavagem.
• Lavras: estabelecimentos maiores nos quais era empregado grande número de escravos. O ouro era extraído das vertentes das colinas, com instrumentos especializados.

O RIGOR DA METRÓPOLE
Para tirar maior proveito da exploração do ouro, a metrópole portuguesa agiu com bastante rigor não só na fiscalização, como também na cobrança dos impostos. Criou um órgão, a Intendência das Minas, para fiscalizar a administração, a distribuição das jazidas e a cobrança dos impostos.

O QUINTO PARA A COROA
Portugal cobrava 20% de todo o ouro explorado; era o imposto do quinto. Para evitar fraudes e fiscalizar melhor a cobrança desse imposto, Portugal, em 1719, ordenou que fossem instaladas as Casas de Fundição. Os mineradores deveriam levar o ouro para uma Casa de Fundição, onde ele era fundido em barras e já se retirava a parte da Coroa. Era proibida a circulação de ouro em pó ou em pepitas. Quem não cumprisse esse regulamento poderia ser preso, perder todos os seus bens ou ser degredado.

A DESCOBERTA DOS DIAMANTES
Em 1729, foram descobertos diamantes no Arraial do Tijuco (atual Diamantina, em Minas Gerais). A região foi demarcada e isolada, criando-se o Distrito Diamantino.
A exploração dos diamantes foi dada a homens de posse, que eram obrigados a pagar uma quantia anual fixa a Portugal. Mais tarde, a exploração dos diamantes ficou sob o controle direto da metrópole.

AUMENTAM OS IMPOSTOS
Em meados do século XVIII, a mineração atingiu seu apogeu. O imposto do quinto foi fixado em 100 arrobas de ouro por ano, o que equivalia a 1.500 quilos.
Enquanto a mineração manteve uma alta produção, os impostos eram pagos regularmente. Entretanto, no fim do século, a mineração começou a declinar, não pelo esgotamento das jazidas, mas pelas dificuldades técnicas que os mineiros tinham para explorar o ouro de maior profundidade.
Como a quantidade de ouro explorada era menor, os mineradores não conseguiam pagar as cotas estabelecidas. Portugal criou, então, a derrama, que era a cobrança dos impostos atrasados. Essa medida portuguesa ocasionou um profundo descontentamento, gerando várias revoltas, dentre as quais se destaca a Inconfidência Mineira.







Os exagerados impostos e os altos índices de importação fizeram com que a maior parte do ouro explorado não ficasse no Brasil.
Em 1703, o governo português estabeleceu um tratado com a Inglaterra, o Tratado de Methuen, no qual se comprometia a comprar tecidos ingleses, enquanto a Inglaterra compraria os vinhos portugueses. Entretanto, Portugal exportava pouco vinho e comprava grande quantidade de manufaturas inglesas. O pagamento da diferença era feito com o ouro do Brasil. Com isso, a Inglaterra foi acumulando grandes reservas de metais preciosos, que muito contribuíram para transformá-la numa grande potência financeira.

O CRESCIMENTO DA ECONOMIA
O crescimento da população na área mineradora provocou o aumento do consumo. Nas proximidades das minas surgiram pequenas lavouras de milho, mandioca, feijão e também criações de porcos e galinhas. Os mineradores passaram também a comprar gêneros em outras regiões, o que gerou uma atividade comercial.

A MINERAÇÃO E A PECUÁRIA
A mineração desenvolveu-se numa área montanhosa e distante do litoral. Os mineradores dependiam do transporte animal para conseguir alimentos, ir de um lugar a outro, transportar mercadorias etc. Inicialmente, compravam animais da pecuária nordestina. Depois começaram a comprar rebanhos do Sul, que eram trazidos pelos tropeiros e comercializados em feiras, destacando-se a de Sorocaba, em São Paulo.

A SOCIEDADE MINEIRA
A medida que crescia o povoamento na região das minas, se estruturava uma sociedade patriarcal e urbana.
A camada alta era formada pelos donos das lavras, que possuíam grande número de escravos. A camada inferior era formada pelos escravos negros. Entre essas duas camadas sociais surgiu uma intermediária, formada por comerciantes, ourives, entalhadores e artistas.
A sociedade da mineração caracterizou-se também pela mobilidade social, isto é, um maior número de pessoas tinha condições de ascender na escala social.

O DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO
A mineração provocou um enriquecimento que favoreceu o desenvolvimento das artes em Minas Gerais. Foram construídas várias igrejas, decoradas com pinturas e esculturas. Predominou o estilo barroco, que se caracteriza pela riqueza de detalhes. Destacam-se as obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Na música, desenvolveu-se o estilo sacro. Na Literatura, destacaram-se frei de Santa Rita Durão, com o poema Caramuru; Basílio da Gama, com o poema O Uraguai; Tomás Antônio Gonzaga, com o livro de poemas Marília de Dirceu, entre outros.














1. Quais eram as duas formas de extração de ouro no Brasil no século XVIII ?
_____________________________________________________________________________________________________________________
2. A metrópole portuguesa agiu com bastante rigor não só na fiscalização, como também na ____________ Criou um órgão, a ________________, para fiscalizar a administração, a distribuição das jazidas e a _________________

3. Como se chamava o imposto de 20% de todo o ouro explorado, cobrado por Portugal?
___________________________________________________________________________________
4. Como ocorria a fiscalização da cobrança dos Impostos sobre o ouro?
_____________________________________________________________________________________________________________________________

5. Coloque F para falso e V para verdadeiro:

a) Alem de ouro, também se descobriram jazidas de diamantes no Brasil. (  )
b) A exploração de diamantes foi permitida a toda a população. Inclusive aos escravos. (  )
c) Quando a mineração no Brasil atingiu seu apogeu, o imposto do quinto foi fixado em 1.500 arrobas de ouro por ano. (  )
d) Quando a mineração começou a entrar em crise, muitos colonos ficaram devendo Impostos ao governo português. (  )

6. Para a cobrança de impostos atrasados, Portugal criou a _______________________.  Essa medida ocasionou profundo ____________________, gerando várias _____________________, dentre as quais se destaca a ________________________



7. Marque com X a frase correta
a) O país que mais lucrou com a mineração no Brasil foi Portugal, porque todo o ouro explorado era enviado para a metrópole. (  )
b) A sociedade mineira era rígida, isto e, não havia nenhuma possibilidade de uma pessoa passar de uma classe inferior para uma superior. (  )
c) A economia mineradora provocou também o desenvolvimento do comércio e da pecuária. (  )
d) Apesar de enriquecer com o ouro, a sociedade mineira não conheceu nenhum desenvolvimento artístico. (  )









8. Escreva as principais características da sociedade mineira. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Qual a relação que existiu entre a mineração e o desenvolvimento das artes em Minas Gerais?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Explique esta afirmação: "Foi o ouro do Brasil que contribuiu para a Inglaterra se tornar uma grande potência financeira".
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11.   Associe  corretamente  as duas colunas:

a) Estilo barroco
b) Antônio Francisco Lisboa
c) Frei de Santa Rita Durão
d) Basílio da Gama
e) Tomás Antônio Gonzaga

(  ) Sua obra mais conhecida é o poema Marília de Dirceu.
(   ) Escreveu o poema Caramuru,
( ) Tinha o apelido de Aleijadinho e destacou-se na escultura.
(  ) Caracterizou-se pela riqueza de detalhes.
(  ) Autor do poema O Uraguai.